Atitude Beleza Ultimos Posts 

Seu cabelo cai muito? Quando a queda de cabelo é um problema de saúde?

É comum o cabelo cair durante o banho, quando mexemos nele, quando penteamos… Mas o seu cabelo cai muito? Quando a queda de cabelo é um problema de saúde? O que fazer para impedir que os fios caiam antes do tempo? Como manter o volume? 

O cabelo passa por três fases. Primeiro é a fase do crescimento, a anágena, que dura de três a cinco anos. A segunda fase se chama catagena – é quando os fios param de crescer e o normal é durar três semanas. A terceira fase é a telógena, ou a fase de queda dos fios. Repare no seu cabelo quando ele cair. Se o branquinho na ponta do fio cair junto, é sinal de que o ciclo do cabelo não foi completado. Muita gente acha que a pontinha branca é a raiz, mas não é. É a mucina, que prende o cabelo no folículo.

Causas Externas

As causas externas da queda de cabelo geralmente são provocadas por desgastes por produtos químicos, tais como:
  • Escova progressiva;
  • Tinturas de má qualidade;
  • Tração dos fios – como em sessões de alisamento – ou por pressão provocada por penteados que puxam o cabelo para traz;
  • Acúmulo de resíduos de cremes no couro cabeludo.

A química pode contribuir para a queda de cabelo. Estica, alisa, puxa, enrola, colore, descolore, volta a colorir… É tanto produto que uma hora o cabelo não aguenta. E aí, a solução é cortar. Antes de bombardear o cabelo com vários procedimentos, é preciso tratar os fios. Também é preciso cuidado na hora de alisar o cabelo e para os retoques é preciso respeitar o limite do alisamento anterior.

Antes da química, o ideal é preparar o cabelo para ela. Uma semana antes, inicie o tratamento com shampoo, condicionador, selante, que tenham queratina, ceramidas, aminoácidos, spirulina, que ajudam na reconstrução dos fios. Use também depois. No salão, procure saber o que profissional está usando no cabelo. 

A oleosidade também pode aumentar a queda de cabelo. Isso porque a oleosidade excessiva facilita a proliferação de fungos, causa coceira, descamação do couro cabeludo, o que prejudica os cabelos e faz cair. Mas o tratamento é simples: cabelo bem lavado.

Causas Internas

Queda
  • Má Alimentação

Uma alimentação rica em vitaminas e proteínas é essencial para o fortalecimento dos fios. Por isso, para obter os nutrientes necessários, procure seguir uma dieta equilibrada que contenha:

  • Zinco, presente em alimentos como carne vermelha, frango e peixe; 
  • Aminoácidos lisina, cisteína e prolina, presentes em carnes;
  • Beta-caroteno, presente em vegetais alaranjados como cenoura e folhas de cor verde-escura;
  • Vitaminas do complexo B, presentes em grãos, nozes, legumes, cereais integrais.

O ferro é um dos componentes mais importantes para a saúde do cabelo. A reserva de ferro no organismo deve estar alta. Algumas pessoas não ingerem ou não absorvem bem o ferro. Mulheres com o período menstrual muito longo ou com grande volume perdem muito ferro e ficam anêmicas. 

  • Pós-parto

Geralmente após o parto, ocorrem casos de queda de cabelo em algumas mulheres. Porém, essa queda é perfeitamente normal, ocorrendo enquanto o organismo da mulher se recupera dos desequilíbrios hormonais da gravidez. Outro fator agravante é a amamentação — período em que a mãe dispõe de muitos nutrientes para o bebê através do leite.

A queda de cabelo normalmente inicia-se de 2 a 3 meses após o parto, normalizando-se naturalmente no prazo de 1 a 6 meses.

Durante este período, valem os conselhos habituais: evite banhos muito quentes, escovação exagerada e realize massagens no couro cabeludo com as pontas dos dedos. Não há restrições após o parto com relação ao uso de tinturas, tonalizantes e procedimentos químicos – como permanente e alisamento.

  • Micoses do couro cabeludo

Essa infecção é contagiosa e mais comum em crianças.

Inicialmente formam-se pequenas áreas de descamação que podem se estender e resultar em áreas de fios quebradiços, eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e infiltração. O tratamento deve ser feito através de medicação oral.

  • Uso das pílulas anticoncepcionais

Mulheres que apresentam queda de cabelos ao utilizarem pílulas anticoncepcionais geralmente já apresentam uma tendência prévia a terem menor quantidade de cabelos. Se a queda efetivamente ocorrer, a usuária deverá consultar seu ginecologista na tentativa de substituir o anticoncepcional usado.

Quando a mulher interrompe o uso do anticoncepcional, ela poderá perceber que a queda do cabelo inicia-se de 2 a 3 meses após esta interrupção, podendo permanecer até 6 meses.

  • Distúrbios da glândula tireóide

Com relação à produção dos hormônios da tireóide, tanto a diminuição (hipotireoidismo) como o aumento (hipertireoidismo) podem ser causas de queda de cabelo. Estas alterações podem ser diagnosticadas através de exames laboratoriais. O tratamento correto das doenças da tireóide pode corrigir efetivamente a perda capilar.

  • Febre alta e infecções

Uma gripe forte pode levar a uma queda excessiva dos cabelos por algum tempo, cessando espontaneamente.

  • Tratamentos para câncer (quimioterapia e radioterapia)

Alguns tipos de tratamentos para câncer farão com que as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos parem de se multiplicar. Os cabelos começam, então, a ficar finos e quebradiços. Isto ocorre cerca de 1 a 3 semanas após o início do tratamento. Pacientes podem chegar a perder mais de 90% dos seus cabelos. Depois de terminado o tratamento, o crescimento capilar reinicia-se normalmente.

  • Cirurgia e medicação intensa

Alguns medicamentos usados no tratamento de gota, artrite, depressão, problemas cardíacos, hipertensão arterial e anemia contribuem para o problema. O excesso de vitamina A também pode levar à queda.

  • Calvície hereditária

É a causa mais comum, sendo que esta tendência pode ser herdada tanto do lado materno quanto do lado paterno da família.

Quando os cabelos estão caindo em grande quantidade ou quando tornam-se mais finos e escassos, não se deve dispensar a consulta a um dermatologista para descobrir com precisão a causa.

Os especialistas na área irão avaliar o problema do paciente, buscando informações sobre sua dieta, uso de medicamentos, vitaminas tomadas nos últimos seis meses, histórico familiar e doenças recentes. 

Fonte: https://www.queencosmeticos.com.br/blog

Wiki World

About Wiki World

Wiki World é um portal que tem como intuito se comunicar com você e você consigo através de informações e pensamentos.
No votes yet.
Please wait...

Comments

comments

Related posts

%d blogueiros gostam disto: